
Com foco na modernização da gestão pública e nos desafios da reforma administrativa, o Consad Express reuniu representantes de diversos estados brasileiros nos dias 12 e 13 de junho de 2025, no Centro Cultural e na sede da Fundação Getulio Vargas, em Botafogo, Rio de Janeiro. A programação incluiu painéis técnicos sobre transformação do Estado, inteligência artificial aplicada a políticas públicas, integridade, compras centralizadas e gestão de pessoas.
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia (Sepog) participou ativamente do evento, representando o Governo do Estado nos debates interinstitucionais voltados ao aprimoramento da administração pública. Os representantes da Sepog também contribuíram nos Grupos de Trabalho Técnicos (GTs), compartilhando experiências e apresentando propostas focadas na melhoria da gestão pública.
A troca de experiências entre entes federativos acelera a inovação, fortalece as políticas públicas e melhora a vida do cidadão. “Rondônia tem avançado na adoção de ferramentas digitais e na integração de dados para aumentar a eficiência”, destacou Letícia Cristina Machado Batista, diretora de Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Sepog.
O governador Marcos Rocha ressaltou a determinação do Estado em modernizar a gestão. “Nosso foco é entregar serviços públicos mais modernos e eficientes. A participação de Rondônia em fóruns como o Consad Express é fundamental para alinharmos nossas ações às melhores práticas nacionais”, afirmou.
Tecnologia, integridade e compras centralizadas no centro das discussões
No primeiro dia, os debates iniciaram com a mesa sobre Transformação do Estado e Reforma Administrativa x Ethos Público, seguida pelo painel “Reforma Administrativa no Brasil: Desafios e Oportunidades”. À tarde, o destaque foi o uso da inteligência artificial em políticas públicas e serviços ao cidadão, com apresentação de melhores práticas estaduais e análise do cenário atual. O painel sobre Integridade e Compliance nas Administrações Estaduais abordou governança e ética no setor público. A programação do dia encerrou com o tema Compras Centralizadas e Almoxarifado Virtual, focando em eficiência e transparência.
Grupos de Trabalho e pautas estratégicas encerram programação
No segundo dia, a programação foi dividida em duas agendas simultâneas: uma exclusiva para conselheiros do Consad e convidados, com debates sobre gestão de pessoas, maturidade dos estados e contratações públicas sustentáveis; e outra dedicada aos Grupos de Trabalho Técnicos (GTs), distribuídos entre as sedes da Fundação Getulio Vargas e da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Nos GTs, foram discutidos temas estratégicos como parcerias público-privadas, ativos públicos, escolas de governo, dados governamentais, compras públicas, saúde e sustentabilidade ambiental e governança.
CONSAD
O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é um fórum que reúne gestores públicos de todo o país para debater, articular e promover melhorias na administração pública estadual. Por meio de eventos como o Consad Express, o conselho fomenta a troca de experiências, a inovação e o desenvolvimento de políticas eficazes para a gestão pública.
Imagens

