Foto Carta de Serviços

Carta de Serviços

Sob os pilares transparência e eficiência, apresentamos a  sua Carta de Serviços ao Cidadão com objetivo de dar visibilidade  ao público externo, de forma clara e abrangente, dos serviços  prestados, especificando suas características, formas de acesso e  requisitos.

Dessa forma, garante-se um guia fácil para a obtenção da  informação ou do serviço de interesse, bem como, ficam estabelecidos os padrões de qualidade internos a serem alcançados.

Mas do que isso, a Carta de Serviços representa parte significativa na prestação de contas da Administração Pública, para  que todo aquele que dela necessita de um instrumento de comunicação com seu público alvo.

É com imensa satisfação, portanto, que a Secretaria de  Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão entrega à coletividade a presente Carta de Serviços ao Cidadão.

Finalidades

Foto Finalidades

Propiciar a avaliação contínua da gestão e o monitoramento interno e externo do desempenho institucional  mediante a utilização de  indicadores.

Difundir amplamente os serviços prestados pelos órgãos e entidades públicas com os seus compromissos de atendimento  para que sejam conhecidos pela sociedade.

Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na  administração pública, relativamente à sua competência de bem  atender às necessidades fundamentais ordenadas na Constituição Federal.

Estabelecer compromissos públicos com padrões de qualidade na realização de atividades públicas, especialmente de prestação dos serviços e atendimento ao cidadão e as entidades públicas.

Estimular o controle social mediante a adoção de mecanismos que possibilitem a manifestação e a participação efetiva dos usuários na definição e avaliação de padrões de atendimento dos serviços públicos.

Garantir o direito do cidadão de receber serviços em conformidade com padrões de qualidade estabelecidos na Carta, a partir de  métodos de aferição direta das expectativas sociais.

Benefícios

Para o Cidadão

Clareza sobre a atividade e os serviços prestados pelos órgãos/entidades.

Serviços públicos disponibilizados de forma adequada às necessidades e expectativas do seu público- alvo.

Cidadãos com maiores condições de exigir e defender seus direitos.

Para o órgão ou entidade pública

Direcionamento do órgão ou entidade para a gestão por resultados.

Ganho em eficiência, economia de tempo e recursos.

Aproximação do órgão ou entidade ao seu público-alvo e  estímulo à gestão participativa.

Melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.

Confiabilidade e credibilidade à implementação de políticas públicas. 

Para o Servidor público

Maior clareza na definição dos compromissos e resultados esperados da sua atuação, especialmente nos processos de atendimento ao público.

Maior significado ao seu trabalho, em função da maior visibilidade interna e externa do seu desempenho.

Maiores possibilidades de reconhecimento institucional da qualidade do desempenho profissional.