A palestrante do Curso, auditora da Controladoria-Geral do Estado (CGE) Márcia Rocha, enfatizou que a prática em oratória aprimora habilidades de comunicação. “O intuito é auxiliar o servidor público a desenvolver um estilo correto de apresentação própria e profissional no trato com os outros e demais colegas de trabalho. As técnicas de comunicação ajudam a transmitir ideias com clareza e eficiência. O treinamento enfatiza a construção de argumentos sólidos e convincentes, baseados em fatos e lógica, permitindo influenciar e persuadir o público de forma ética.”
TEMAS ABORDADOS
O curso também abordou temas como a importância da dicção, essencial para a clareza na articulação das palavras e a compreensão da fala. Além disso, a postura corporal pode influenciar a percepção do público, transmitindo mais ou menos confiança. A vestimenta, por sua vez, desempenha um papel crucial na comunicação, refletindo profissionalismo e adequação ao ambiente de trabalho.
A palestrante destacou que a oratória envolve o controle do ritmo, tom, volume e pausas da voz para transmitir credibilidade ao abordar um tema. Além disso, é fundamental contar com um servidor capacitado, que tenha conhecimento e organização para adaptar a mensagem ao público-alvo. O uso de recursos visuais, como slides, gráficos e imagens, também contribui para reforçar a comunicação e tornar a apresentação mais eficaz.
Texto: Léia Castro
Fotos: Angélica Nunes