26/05/2022
Acesso a dados estatísticos sobre o Estado e a Captação de Recursos está disponível no espaço da Sepog na RRS 2022

A disponibilização de um painel interativo com acesso a informações sobre dados estatísticos do Estado e a orientação para o acesso da Plataforma da Rede + Brasil para consultas sobre a gestão dos recursos públicos oriundos das Transferências Voluntárias da União para Rondônia movimentam o espaço reservado à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), durante a 9 ª Feira Internacional da Rondônia Rural Show que acontece até o próximo sábado (28), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Presente na abertura do evento, realizada na última segunda-feira (23), a secretaria da Sepog, Beatriz Basílio, destacou que a disseminação das informações produzidas pela pasta de planejamento durante a feira é uma ótima oportunidade para ampliar o conhecimento de estudantes, pesquisadores, investidores, gestores, entre outros atores, sobre as potencialidades e oportunidades de investimentos no Estado. “A feira proporciona um ambiente de interação entre expositores e investidores de todo o mundo. Nesse contexto, além de ter no próprio ambiente da feira um ponto de consulta de informações, esse público toma conhecimento da existência da ferramenta, passando a fazer uso dela como fonte de informações para tomada de decisões, produção de projetos, entre outras ações”, ressaltou a secretária.

Além do painel interativo com dados gerais, a equipe da Sepog também disponibiliza o acesso a informações referentes à captação de recursos do Governo Federal pelo Estado por meio da Plataforma Rede + Brasil. Na oportunidade, os visitantes podem conferir quantas propostas de projetos de captação de recursos já foram apresentadas pelo Estado, a porcentagem de propostas aprovadas, quantos instrumentos de repasse de recursos já foram assinados, como está o processo de execução desses projetos, e ainda recebem instruções básicas de como captar os recursos federais.

O representante da Gerência de Captação de Recursos da Sepog, Douglas Vieira, explica que divulgar o acesso a essas informações durante a feira chama a atenção para a perspectiva de desenvolvimento de Rondônia, pois reflete a capacidade do Estado de sempre buscar outras fontes de recursos para potencializar o crescimento da região. “Para investidores e empresários é de suma importância conhecer como se comporta o planejamento de políticas públicas da região que se pretende instalar. Para prefeitos, secretários e representantes do terceiro setor é importante reforçar a existências desses recursos e, principalmente, como captá-los para executar seus projetos”, explicou o técnico em Políticas Públicas.

O espaço da Sepog está localizado no estande da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) em conjunto com o espaço da Superintendência de Turismo (Setur). Tanto para o manuseio do painel interativo do Observatório quanto para o acesso ás informações de captação de recursos, a secretaria disponibiliza técnicos para orientação dos visitantes.

Imagens