05/12/2024
Treinamento da plataforma do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão é realizado na Escola de Governo

Com o intuito de fortalecer a governança pública e assegurar que as políticas implementadas sejam eficazes e alinhadas às prioridades governamentais, o governo de Rondônia realiza, no período de 2 a 6 de dezembro, a capacitação do Sistema de Planejamento Governamental (Siplag) – Módulos Ajustes, Monitoramento e Avaliação, no laboratório de informática da Escola de Governo, em Porto Velho. A formação acontece por meio da Secretaria de Estado dr Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), através da Gerência de Monitoramento e Avaliação (GMGA).

A capacitação no uso do Sistema Siplag é essencial para os servidores que operam e alimentam a ferramenta, utilizada na elaboração do planejamento e orçamento do estado para aprimorar a gestão pública em vários níveis, permitindo que as unidades façam a Avaliação Anual do Plano Plurianual (PPA), promovendo a divulgação dos resultados do exercício de 2024.

O curso é ministrado pelo gerente de Monitoramento e Avaliação (GMAG), Rayson Bernardo, pelos servidores Eloia Duarte, Elgislane Cordeiro, André Ribeiro e Ruan Aranha, e contou com a participação dos servidores das unidades que atuam na execução orçamentária.

TRANSPARÊNCIA E EFICÁCIA

A secretária da Sepog, Beatriz Basílio, destaca que o curso aborda atividades práticas, que visam preparar servidores para manusear o sistema de forma adequada, promovendo a coleta e análise de informações que refletem o desempenho das políticas públicas. “Essa capacitação não só melhora a gestão de recursos, mas também fortalece a transparência e a eficácia dos serviços prestados, gerando benefícios diretos à população, como impactos mais visíveis na qualidade de vida”, pontuou.

O gerente da GMAG, Rayson Bernardo enfatizou que, o Siplag facilita o acompanhamento das metas físicas e financeiras dos programas governamentais; permite que as unidades orçamentárias realizem ajustes e atualizações necessárias com base em dados precisos. “Além disso, o Sistema contribui para maior transparência e eficiência na Administração Pública, possibilitando que recursos sejam alocados de forma mais estratégica conforme os objetivos e indicadores anuais definidos no Plano Plurianual.”

Imagens

Imagem 1
Imagem 2