Com o intuito de explorar amplas possibilidades para a inovação e modernização da administração pública estadual, o governo de Rondônia participou do XIII Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que aconteceu de 20 a 22 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento reuniu gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais empenhados na melhoria dos serviços públicos no Brasil.
Com uma programação diversificada, o evento incluiu painéis de discussão, workshops, apresentações de casos de sucesso e espaços para networking, e em paralelo, a execução dos Grupos de Trabalho com os temas: Gestão de Ativos, Compras Públicas, Comunicação Institucional, Escola de Governo e Environmental Social and Governance (ESG).
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da participação do estado no Congresso Nacional que representa um pilar essencial na estrutura da gestão pública brasileira. “Com a participação, a gestão estadual pode extrair o que há de melhor na administração pública, aprendendo com os acertos e erros, colaborando nos debates de forma positiva, para implementar as melhores práticas que atendam de maneira eficaz às necessidades da população.”
Representando o governo de Rondônia, a titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Beatriz Basílio, atuante como membro conselheira, ressaltou que, o Consad trabalha como rede colaborativa de administradores públicos empenhados na evolução contínua dos serviços públicos no país. “Este engajamento contínuo visa não apenas o aprimoramento das políticas públicas, mas também a implementação de estratégias eficazes, a troca de experiências e as melhores práticas entre os administradores dos estados e do Distrito Federal.”
Através das atividades do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, incluindo congressos, publicações e fóruns de discussão, o Consad promove encontros periódicos, visando à troca de experiências e a busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil. O Conselho Nacional é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília, criada em novembro de 2000, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
A abertura do evento contou com a presença do presidente do Consad, Fabricio Barbosa e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck. Também participaram do encontro, representando o estado de Rondônia, a responsável pela Coordenação de Políticas Públicas (CPP), Leticia Batista; o procurador-geral do estado no âmbito da Sepog, Thiago Denger Alencar; gerente de Planejamento Governamental, Luciano Germiniano; gerente de Modernização Institucional, Raoni Lopes; a especialista em Políticas Públicas (CPP), Jhennifer Nalin; assessor da gerente de Estudos e Análises Socioeconômicas (GEA), Caio Alfaia e o treinador e palestrante em Posicionamento Profissional & Carreira, da Escola de Governo, Ramiro Vieira.