20/06/2024
Sepog conduz oficina sobre Instrumentos de Gestão e Planejamento Orçamentário com ênfase no Plano Plurianual - PPA

Os instrumentos de gestão e planejamento orçamentário são fundamentais para a implementação eficaz das políticas públicas, pensando nisso a Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog) conduziu a oficina sobre Instrumentos de Gestão e Planejamento Orçamentário com ênfase no Plano Plurianual - PPA, realizada nos dia 18 e 19 de junho no Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde (Cetas). 

 

 O curso foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), coordenado pelo Coordenador de Planejamento, Orçamento e Projeto (CPOP- Sesau), Emiliano Neto e contou com a parceria da Sepog representada pela  tecnica da Gerência de Monitoramento e Avaliação Governamental Eloia Duarte, o gerente de planejamento governamental Everson Luciano Germiniano, e o gerente de monitoria e avaliação Rayson Bernardo, no qual foram responsáveis pela condução da oficina.

 

Este evento marca um avanço na colaboração entre secretarias, evidenciando o compromisso do governo com a transparência, a participação social e a contínua melhoria dos serviços públicos essenciais à população, visando orientar os participantes sobre os instrumentos de gestão e planejamento orçamentário, fundamentais para a implementação das políticas públicas, conforme estabelecido no artigo 165 da Constituição Federal de 1988. 

 

Durante as oficinas, foram debatidas a elaboração do Plano Plurianual (PPA), que define diretrizes, objetivos e metas governamentais para um período de quatro anos, além de estabelecer os recursos necessários para alcançá-los.

 

Para a secretária da Segog Beatriz Basílio, os instrumentos de gestão e planejamento orçamentário são fundamentais para a implementação eficaz das políticas públicas. “ Eles garantem que os recursos disponíveis sejam utilizados de maneira estratégica e transparente, promovendo o desenvolvimento sustentável e atendendo às necessidades da população. Orientar os participantes sobre esses instrumentos fortalece a capacidade de gestão e contribui para a melhoria dos serviços públicos ", disse. 







Imagens

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3