
A inteligência emocional é uma competência vital que afeta todos os aspectos da vida. Desenvolvê-la pode melhorar significativamente tanto o sucesso profissional quanto o bem-estar pessoal. Foi pensando em aprimorar essas habilidades que a Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão - Sepog, por meio da Comissão de promoção de Qualidade de Vida e Bem Estar no Ambiente de Trabalho - Cobem, realizou na manhã desta quarta-feira (29), o treinamento Inteligência Emocional no Trabalho, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde - Sesau.
Ministrado pelo palestrante Nicandro Campos, o evento contou com a participação dos servidores Sepog, onde foram realizadas diversas dinâmicas abordando os cinco principais pilares da Inteligência emocional:
- Autoconsciência: habilidade de reconhecer e compreender suas próprias emoções.
- Autorregulação: capacidade de controlar ou redirecionar impulsos e estados de espírito disruptivos.
- Motivação: Pessoas com alta inteligência emocional são geralmente muito motivadas.
- Empatia: capacidade de entender as emoções de outras pessoas e se colocar no lugar do outro.
- Habilidades sociais: capacidade de gerenciar relacionamentos de forma eficaz, navegar em situações sociais complexas e construir redes sociais.
Para a secretária da Sepog Beatriz Basílio, o conhecimento e a aplicação da inteligência emocional no trabalho são fundamentais para a criação de um ambiente de trabalho positivo e produtivo. “ Isso melhora o relacionamento interpessoal, torna a liderança mais eficaz, aumenta a produtividade, gerando um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo” disse.
Inteligência Emocional
Conceituada por Daniel Goleman nos anos 1990, a inteligência emocional refere-se à capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, assim como de reconhecer, entender e influenciar as emoções dos outros.
Texto e Fotos: Giuliana Miranda
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