Com o intuito de desenvolver habilidades, conhecimentos e compreensão necessária para facilitar a resolução de conflitos a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, por meio da Escola de Governo, em parceria com a Ouvidoria Geral e a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, realizou entres os dias 12 a 14 de setembro; uma capacitação em resolução Pacífica de Conflitos. O curso aconteceu no Palácio Rio Madeira – PRM, no Edifício Rio Jamari em Porto Velho.
O treinamento foi destinada aos servidores da Ouvidoria, gestores e servidores de órgãos do Governo do Estado. O curso contou com a participação dos palestrantes: psicóloga Oficial de Saúde da Polícia Militar Magda Marcielle, defensora pública, Denise Luci, delegado Hélio Gomes e o coronel da Polícia Militar, Paulo Henrique.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o curso de mediação é uma oportunidade valiosa para aprimorar as habilidades de comunicação, resolução de conflitos e construção de consenso. “Um bom momento para aprofundar os conhecimentos em mediação, que é uma habilidade essencial para ser utilizada em diversas áreas”, disse.
CONCILIAÇÃO PACÍFICA
De acordo com a secretária da Sepog, Beatriz Basílio, esse aprendizado contribuiu para uma abordagem assertiva no que se refere à conciliação pacífica de conflitos. “É essencial para a pessoa na posição de conciliador, a utilização de técnicas de comunicação eficaz, incluindo escuta ativa, empatia e expressão clara de ideias, para facilitar a comunicação entre as partes em conflito”, explicou.
A Interlocutora da Ouvidoria da Sepog, Márcia Carvalho destacou que, a utilização de técnicas de arbitragem na conciliação de conflitos trará um resultado positivo. “No curso, aprendemos a identificar vários pontos chaves. Objetivo é que possamos acessar com eficácia as partes envolvidas e detectar os problemas, e solucionar da melhor maneira”, declarou.
Para o diretor de Desenvolvimento da Pessoa da Escola de Governo, Ramiro Vieira, esta é mais uma das inúmeras capacitações que a unidade tem realizado com parceiros institucionais ou com a ministração de instrutores voluntários. “Todos os cursos, palestras, oficinas e capacitações visa o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e consequentemente, a melhoria na prestação do serviço público”, salientou.
NOVO PORTAL
Nos próximos dias, a Escola de Governo passará a contar com Novo Portal, que servirá para a divulgação de todos as atividades e cursos, assim como, o canal de acesso à Plataforma de EAD, que também conta com cursos permanentes para os servidores.