Com o intuito de aprimorar a execução das ações orçamentárias do Plano Plurianual – PPA de modo a entregar políticas públicas mais eficientes, eficazes e efetivas, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, por meio Gerência de Monitoramento e Avaliação, realizou nos dias 29/8 à 01/9, o treinamento da ferramenta do Sistema de Planejamento Governamental – Siplag – Módulos Ajuste e Monitoramento, referentes ao 2° quadrimestre de 2023. O treinamento aconteceu na Escola de Governo, localizada no Palácio Rio Madeira – PRM, no Edificio Rio Jamari em Porto Velho.
O curso abordou temas como a importância de aperfeiçoar as informações inseridas nos Módulos de Monitoramento da ferramenta Siplag, a fim de ampliar conhecimento específico e dar cumprimento aos dispositivos legais, entre outras atividades relacionadas. O treinamento contou com a participação dos técnicos de todas as unidades do Governo.
SIPLAG
O processo de monitoramento do Sistema de Planejamento Governamental, envolve dois módulos: o primeiro é o ajuste referente à análise sobre o orçamento atual, disponibilizado para a unidade. Nele são apresentadas as alterações orçamentárias realizadas até o período atual. De posse dessas alterações, a unidade deve proceder com ajustes no seu planejamento e inserir uma justificativa para a alteração. O segundo módulo consiste no monitoramento, onde são apresentados os resultados do exercício até o presente momento.
Para o governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, o processo de melhoramento das ações governamentais impacta diretamente no dia a dia da população. “Uma vez que as políticas públicas sejam aplicadas corretamente, as entregas feitas à sociedade geram cada vez mais resultados, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos rondonienses”, ressaltou.
De acordo com o gerente de Monitoramento e Avaliação, Rayson Bernardo, a equipe da Sepog analisou as informações apresentadas na oficina, e em conjunto com as unidades setoriais efetuou as devidos alterações. “Posteriormente, a equipe irá analisar as informações que serão preenchidas dentro do Módulo Monitoramento, o qual estará aberto no período de 10/9 à 25/9, e na sequência, vai indicar alterações para o aprimoramento da execução das ações orçamentárias”, explicou.
Texto: Giuliana Miranda
Fotos : Giuliana Miranda e Jane Carla