
Visando uma administração íntegra e o aprimoramento de instrumentos de controle e combate à corrupção no âmbito estadual, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, por meio do Controle Interno, aderiu ao Programa de Integridade – Proin em consonância com o Decreto nº 26.238, de 19 de julho de 2021, implantado pela Controladoria Geral do Estado – CGE.
O Plano de Integridade é um dos principais pilares na estruturação da gestão de processos e das boas práticas da governança, composto por quatro fases: adesão e designação, elaboração e validação, gestão de riscos e monitoramento; fomenta à conduta ética baseado nos princípios da liderança, integridade, compromisso, relevância e transparência.
Atualmente a Sepog encontra-se na 2ª fase e já foram cumpridas as etapas de planejamento das ações estratégicas, levantamento do cenário atual e registros das medidas de integridade em vigor, avançando para finalização com o levantamento de riscos e medidas de controle e validação do Plano de Integridade.
Para a secretária, Beatriz Basílio, o Proin aprimora a adoção dos princípios éticos e normas de conduta, podendo aferir o seu cumprimento por meio de ferramentas voltadas à capacitação dos agentes públicos. “Nos ajuda a estabelecer um conjunto de medidas claras, articuladas e eficazes, visando à prevenção de possíveis desvios e irregularidades na entrega dos resultados à sociedade”, concluiu.
Texto: Giuliana Miranda
Fotos: Larissa Lopes
Imagens


