03/05/2023
Treinamento alinha conhecimento para aperfeiçoar o monitoramento dos programas de Governo

Com o objetivo de aprimorar as informações inseridas nos módulos ajuste e monitoramento e do Sistema de Planejamento Governamental - Siplag, ferramenta utilizada pelas unidades orçamentárias do Estado para o lançamento das ações que compõem o Plano Plurianual -PPA, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão - Sepog reuniu os técnicos responsáveis pelo acompanhamento e execução das ações nas unidades orçamentárias em treinamento, na Escola de Governo.

Conduzido pela equipe da Gerência de Monitoramento e Avaliação - GMA  da Sepog, o curso técnico abordou desde a base teórica até o manuseio prático do sistema visando melhorar a qualidade das informações que são utilizadas para acompanhar e analisar o desempenho da execução orçamentária e financeira dos programas e políticas públicas do Estado, conforme estabelecido em lei. “Uma melhor compreensão pelas pessoas responsáveis por produzir essas informações dentro do sistema no âmbito das unidades é primordial para que possamos avaliar o resultado que a execução dos recursos públicos está gerando na sociedade”, explicou o gerente da GMA, Rayson Bernardo.

Durante três dias, foram envolvidos técnicos de mais de 60 unidades orçamentárias. Eles tiveram a oportunidade de debater, tirar dúvidas e deixar o conhecimento alinhado para iniciar o preenchimento dos módulos que vai gerar informações referentes aos programas do PPA do 1º quadrimestre de 2023.

O governador do Estado, Marcos Rocha, enfatizou que o aprimoramento da execução, monitoramento e avaliação do PPA afeta diretamente a vida dos cidadãos por gerar um fluxo contínuo de aperfeiçoamento das políticas públicas entregues, pois os resultados são analisados por uma equipe técnica de modo a tornar cada vez mais eficiente, eficaz e efetiva a atuação do Estado. “ Dessa forma, o cidadão conseguirá perceber no seu dia a dia, os impactos da atuação do poder público na melhora de sua qualidade de vida”, ressaltou.