Com o objetivo de buscar referência para aperfeiçoar o monitoramento e avaliação de Políticas Públicas, representantes das Gerências de Desenvolvimento e Políticas Públicas (GDPP) e do Observatório (GOB) da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) estiveram reunidos, de forma online, com representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), na sexta-feira (4).
De acordo com o gerente da GDPP, Diego Cruz, a reunião teve como foco fazer uma análise das boas práticas de ações governamentais prioritárias do Estado do Ceará e entender como são operacionalizadas. “Buscamos o Ceará por possuírem o Instituto de Pesquisa Estadual - Ipece que envolve as atividades governamentais da Seplag. Essa relação tem apresentado ótimos resultados na transparência das ações de forma estratégica, tática e operacional”, explicou o gerente.
Na oportunidade, o gerente destacou a receptividade da equipe do Estado em transferir o conhecimento para os técnicos de Rondônia. Foram disponibilizadas metodologias, manuais, pessoas para o apoio e apresentações que são realizadas rotineiramente para outros estados e municípios.
A estratégia de buscar melhores referências, conhecida como Benchmarking, também será realizada com outros estados e municípios pela equipe da Sepog. Com o conhecimento adquirido, as gerências da Sepog irão elaborar um mapa mental com base nas boas práticas aplicáveis à realidade de Rondônia e incluí-las nas atividades rotineiras de monitoramento e avaliação da secretaria.
A equipe da Seplag foi composta pelos representantes Wagner Fernandes, Romário Correa, Virgínia Teixeira e Cristina Gouveia.