01/06/2022
Sepog orienta municípios na utilização da Plataforma + Brasil para melhor qualidade da captação de recursos federais

Técnicos de 11 municípios de Rondônia participaram de treinamento realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) sobre formalização de convênios federais por meio da Plataforma Mais Brasil. O encontro foi realizado na Escola de Governo do Estado, durante seis dias, e contou com a presença de representantes de Guajará-Mirim, Alto Paraíso, Ariquemes, Cacaulândia, Campo Novo, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Porto Velho, Machadinho do Oeste, Monte Negro e Jaru.

O treinamento foi dividido nos módulos A, que tratou sobre os atos preparatórios e execução de como cadastrar programas, e módulo B, focado na execução de prestação de Contas de Convênios Federais. A iniciativa faz parte do Plano de cursos da Coordenadoria da Rede Mais Brasil em Rondônia, instalada na Sepog.

A Rede é uma instância de governança colaborativa que visa desenvolver ações voltadas à melhoria dos processos de gestão dos recursos públicos captados no âmbito do Governo Federal. Para que ocorra essa gestão, é preciso que as instituições envolvidas nesse processo façam uso da Plataforma+ Brasil, uma ferramenta destina à informatização e à operacionalização dessas transferências voluntárias. Foi neste contexto, que o treinamento, ministrado pelo multiplicador Eduardo Santiago, foi direcionado.

Durante o curso, além do manuseio prático da plataforma, os técnicos tiveram acesso a informações sobre o fluxo de transferência de recursos da união para o Estado e municípios de Rondônia, conforme o Orçamento Geral da União, via Ministérios, por meio de programas específicos; Recursos de emendas parlamentares federais ( individuais, especiais, bancada e relatoria); Recursos de Transferência e fundos; Gestão dos Convênios por meio do Painel de Transferências abertas, identificando de maneira prática os convênios firmados pelos órgãos da união e o Estado de Rondônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens