30/09/2024
Planejamento das contratações públicas é tema de oficina na Escola de Governo

Na busca por organizar, coordenar e operacionalizar os procedimentos licitatórios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta, promovendo especialmente a eficácia, celeridade, economicidade e eficiência nas fases internas e externas dos procedimentos licitatórios das unidades gestoras, o governo de Rondônia realizou a Oficina de Planejamento das Contratações Públicas: Plano de Contratação Anual, na prática, e as Compras Centralizadas, na sexta-feira (27), no laboratório da Escola de Governo, em Porto Velho.

O curso é uma iniciativa da Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel), em parceria com a Escola de Governo, e objetiva apresentar aos participantes, conhecimentos e recursos para a elaboração do Plano de Contratações Anual e realização de Compras Centralizadas, tendo em vista, o interesse público e o princípio do planejamento e economicidade. 

A oficina contou com a ministração da diretora executiva da Supel, Fabíola Menegasso, juntamente ao coordenador de Registro de Preços da Supel, Rafael Moura; a coordenadora Administrativa e Financeira da Supel, Jéssica de Aguiar; e a Assessora da Supel, Bárbara Ellen, e foi direcionado aos gerentes de compras e servidores que elaboram o Plano de Contratação Anual (PCA) das unidades do governo. 

RECURSOS PÚBLICOS 

O curso ensina como utilizar os recursos públicos de maneira mais eficaz, evitando assim, desperdício e otimizando o uso do orçamento. A centralização de compras permite obter melhores condições de preços, prazos e qualidade, além de reduzir custos administrativos e operacionais.

A titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Beatriz Basílio, salientou que um planejamento bem estruturado melhora a transparência nas contratações públicas, já que o PCA e as compras centralizadas são ferramentas que permitem maior visibilidade das aquisições. “Isso favorece o controle social e institucional sobre como os recursos são gastos, o curso ajuda, também,  a melhorar o controle interno, já que todas as contratações são planejadas e registradas, facilitando auditorias e revisões.”

Imagens

Imagem 1
Imagem 2