Para elevar os órgãos e entidades que operam Transferências da União a padrões elevados de desempenho e qualidade em governança e gestão, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Gerência de Apoio à Captação de Recursos (GCR), promoveu, nos dias 14 e 15 de agosto, o curso “Modelo de Governança e Gestão Pública”, no Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde (Cetas), localizado na Av. dos Imigrantes, 4125 - Bairro Industrial, Porto Velho.
O curso foi ministrado pelo assessor técnico do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP), Esaú Mendes. Durante o curso, foi abordado o modelo de Governança e Gestão desenvolvido com o propósito de servir como referência para a avaliação e aprimoramento da governança e da gestão dos órgãos e entidades atuantes nas transferências da União. Participaram do curso servidores da Sepog, Setic, Seas, Sugesp, Seduc, Fapero, Sesau, Sefin, Sejus, Idep, CGE, CBM, PMRO, Sesdec, Idaron, Sedam, Setur, Seagri, Der, Sepat e Seosp.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o modelo abordado no curso contribui para o aumento da maturidade na gestão e governança das unidades que operam recursos oriundos das transferências da União. “Isso promove aprimoramento e efetividade na entrega de valores públicos à sociedade”, afirmou.
A secretária da Sepog, Beatriz Basilio, enfatiza que o curso é fruto de uma parceria com o Ministério da Gestão e Inovação. “O evento está alinhado à constante busca por aprimoramento na gestão pública do estado, bem como ao cumprimento da portaria nº 7.383 , que institui o modelo de governança e gestão pública.”