11/01/2024
Sepog realiza reunião sobre política estadual da educação especial inclusiva.

Com o objetivo de gerar evidências para guiar o aperfeiçoamento da política estadual da  educação especial  inclusiva, a Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão - Sepog, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação - Seduc, Secretaria de Estado da Saúde - Sesau e a Secretaria de Estado da Assistência Social - Seas, realizaram na manhã desta segunda, 08 de janeiro, reunião de alinhamento e oficina de nivelamento sobre a avaliação diagnóstica da referida política. 

Na oportunidade, foram discutidas pelas secretarias as informações necessárias para a construção de um panorama da realidade atual da educação especial inclusiva no estado. Essa ação será coordenada pela Sepog, a qual é responsável por orientar o levantamento de dados e realizar análises. Como resultado da avaliação executiva, será construído um relatório que servirá às demais secretarias no planejamento e execução mais assertiva da política pública, beneficiando a população. 

Para o governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, é necessário que esse tipo de avaliação seja realizada para que, em conjunto, sejam encontradas as maneiras mais eficazes de atuação do governo. “Com políticas públicas bem planejadas e guiadas por evidências, aumentamos a chance de êxito, bem como a eficiência do uso dos recursos públicos”, disse o governador.  

Segundo a coordenadora de políticas públicas, Valéria Martão, a integração entre as três secretarias e a participação dos servidores que atendem diretamente a população têm sido os diferenciais de Rondônia quando se fala em educação especial inclusiva. “No ano passado, elaboramos de forma participativa o Plano de Ação cuja Avaliação Diagnóstica é uma das 35 ações que as Secretarias vão executar de forma integrada”, destacou.

Imagens

Imagem 1
Imagem 2