10/11/2022
Equipe de Planejamento inicia processo de avaliação dos programas finalísticos do Governo do Estado

Para transmitir e alinhar os conhecimentos técnicos necessários para realizar a avaliação anual dos programas finalísticos que compõem o Planejamento Governamental do Estado e atender as normativas vigentes, técnicos da Gerência de Monitoramento e Avaliação (GMA), da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), reuniram, durante esta semana, mais de 80 gerentes dos programas previstos no Plano Plurianual (PPA) vigente no Estado.

O PPA representa o documento onde o Governo estabeleceu, com base nos anseios da população, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos. Nele são previsto programas voltados para diversas áreas das políticas públicas como saúde, educação, segurança, agricultura, entre outros, que são desenvolvidos no âmbito de cada unidade correspondente. Nesse sentido, a Coordenadora de Planejamento Governamental (CPG), Ana Claudia Pinheiro, explica que a secretaria é responsável por monitorar as ações que compõem cada um desses programas e avaliar o resultado que geraram para a sociedade com base nas informações repassadas pelos gerentes de programas dessas unidades, por isso a importância da reunião de alinhamento.

Demonstrando a metodologia adotada para o exercício 2022, os técnicos da GMA apresentaram as alterações dos módulos do Sistema de planejamento governamental (Siplag), onde são inseridas as informações pelas unidades, os principais requisitos a serem preenchidos pelos gerentes de programas, além do cronograma a ser cumprido. O gerente da GMA, Anderson Marques, destacou que com a realização do encontro almeja-se a melhora da qualidade das informações disponibilizadas para a sociedade e órgãos de controle, cumprindo o princípio constitucional da publicidade, além de proporcionar transparência na aplicação dos recursos públicos e maior controle social.

A comunicação com as unidades setoriais tem sido uma postura reforçada pela Sepog, buscando constantemente aprimorar o planejamento, execução e avaliação das ações governamentais, analisando o retorno das unidades sobre o processo e promovendo capacitações frequentes visando a melhor qualidade das políticas públicas.

A gerente de Educação Básica da Seduc, Rosane Magalhães, disse que a iniciativa da Sepog foi de suma importância por oportunizar o alinhamento entre todas as secretarias. “Achei a reunião produtiva, pois foi possível esclarecer os pontos em que temos mais duvidas no momento de monitorar e avaliar nossas ações e programas. Não tenho dúvidas que essa parceria só irá melhorar a qualidade das nossas informações”, ressaltou Rosane.

 

Texto e Fotos: Jane Carla

 

 

Texto e Fotos: Jane Carla                                                                                                                                    

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